Correio Popular Notícia





CHEIA DO MADEIRA
Governador vistoria estradas e comunidades isoladas pelas enchentes

Data da notícia: 21/02/2014
Foto:

(Da Redação) Ao sobrevoar as regiões afetadas pelas cheias do Madeira esta semana, o governador Confúcio Moura, acompanhado dos secretários Lúcio Mosquini, do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte, e Nanci Silva, do Desenvolvimento Ambiental, vistoriou os distritos de Nova Dimensão e Araras, no município de Nova Mamoré.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140221-121.jpg[/IMG] Em ambas as regiões, o governador conversou com as populações afetadas, assegurando que a Comissão de Defesa Civil tem feito o possível para prestar socorro às famílias que foram prejudicadas pelas enchentes dos rios Mamoré e Madeira.
Com o diretor do DER, Lúcio Mosquini, o governador pontuou sobre os principais trechos que necessitam de acesso. Ele também tratou com os moradores de Nova Dimensão sobre a necessidade de uma licença ambiental nacional para abertura de um trecho da estrada que vai ligar a 425 à 364, via região de Ariquemes e que se encontra em uma reserva federal. Sinalizou que, possivelmente, até o mês de junho a licença esteja liberada.
Após o sobrevoo nas regiões atingidas, Confúcio Moura destacou a situação como critica e lamentável, mas de acordo com ele o Estado por meio da Defesa Civil Estadual e municipal vem tomando todas as medidas possíveis, evitando assim qualquer prejuízo de vidas.
Caso o Estado do Acre venha sofrer consequências da cheia do Rio Madeira o governador Confúcio Moura não descartou a possibilidade de um contato imediato com o governador Tião Viana, ?oferecendo apoio para que as duas federações possam trabalhar conjuntamente e, desta forma, amenizar implicações futuras?, declara.
A preocupação do Estado vizinho é quanto ao abastecimento de combustíveis e alimentação que para chegar ao Estado acreano necessita passar pelo território rondoniense com acesso pela BR-364. Caso o rio continue a subir não descartaremos acionar o Exército para que seja feito um aterro com pedras até a entrada da Balsa entre o Rio Madeira e Abunã, reforçando o acesso ao Acre. ?É uma ação nacional, não podemos isolar um Estado federativo por falta de iniciativa dos Estados irmãos e instituições federais?, declara.

INTERDIÇÃO - Durante o sobrevoo em Nova Mamoré, moradores do distrito de Nova Dimensão, nas proximidades da linha 28 manifestavam interditando a via pedindo a regulamentação do trajeto que é de responsabilidade do governo federal. Moura conversou com moradores e esclareceu à comunidade quanto ao processo, que depende para trafegabilidade neste local que está dentro de uma área de reserva. ?Por se tratar de uma área de reserva da União, é preciso um documento elaborado por Brasília, o que já foi feito pela Sedam e que deverá ter uma resposta concreta em junho?, disse.
Como ajuda aos desabrigados o governo do Estado com o apoio do governo federal recebeu um lote de (15 toneladas) de medicamentos e matérias perecíveis que serão entregues neste momento aos desabrigados, já precavendo doenças que poderão surgir no pôs cheia. O aporte é um foi um pedido do governador Confúcio Moura ao ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira durante visita realizada ao Estado para avaliar a situação das enchentes, no último sábado (15).

ALTERNATIVAS - O governo estuda com o Sindicato dos Atacadistas de Rondônia as alternativas de transporte para baldear as mercadorias que seguem para os municípios de Guajará-Mirim, usando para isso a linha 28 em Nova Dimensão. Porém segundo o DER atualmente deverá passar somente os veículos de médio e pequeno porte. O governo vem contando com a parceria das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, e toda a cúpula da segurança do Estado.

Outro acesso que vem sendo usado é a Estrada de União Bandeirante aberta recentemente e mantida pelo DER, por este local estão passando caminhões com combustível e alimentos aos municípios da região Oeste. Outra possível alternativa é o acesso pela estrada Parque de Guajará-Mirim que de acordo com o governador poderá ser usada após conversação pela justiça por está dentro de um parque nacional. Com informações de Emerson Barbosa ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1581 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.